Flávio Zimmermann
(doutor em filosofia
pela USP e professor da UFFS)
https://www.facebook.com/flavio.zimmermann.9
Uma
das primeiras questões que vem à mente ao iniciante do curso de filosofia diz
respeito à utilidade do curso. Tal curiosidade certamente atinge também os que
se deparam com o assunto em questão em momentos diversos de suas vidas – na
escola, em um livro, num artigo de jornal como esse – ainda que em menor grau,
uma vez que o seu interesse pelo tema deva ser menos intenso. https://www.facebook.com/flavio.zimmermann.9
Lembro-me
de quando estava no início da minha graduação e, ao ir à busca de um tratamento
a essa questão, ter encontrado satisfação em uma análise oferecida pela profa.
Marilena Chauí no seu famoso livro “Convite à Filosofia”. Mas, naturalmente, a
pergunta em torno da utilidade da filosofia continua nos atormentando, uma vez
que somos, enquanto estudantes de filosofia, frequentemente interrogados pelo
objeto do nosso estudo.
Existem,
é verdade, parâmetros comumente esperados pelo jovem ingressante no curso como
o de fazer uso da filosofia para transformar a realidade ao seu redor,
aperfeiçoar a sua visão do mundo atual, encontrar respostas aos problemas
pessoais e sociais que o atormentam, muitas vezes de modo semelhante à
utilização do conhecimento que se pode obter de uma determinada droga para
aliviar uma doença ou o conhecimento de um método de ensino para ser colocado
em prática.
Francisco de Goya, Murió la Verdad, Desastres de la guerra, 79, 1814/1815
fonte: Museo Nacional del Prado / https://www.goyaenelprado.es/inicio/
fonte: Museo Nacional del Prado / https://www.goyaenelprado.es/inicio/
De
fato, é comum querer utilizar-se de concepções e pensamentos filosóficos a fim
de desatar os nós da vida diária, seja lá o que cada um entenda por
'filosofia'. Aliás, nos dias de hoje, todas as nossas realizações parecem
querer resultar num fim útil e vantajoso, seja para nós mesmos, seja para toda a
sociedade. Muitos procuram se envolver somente naquilo que possa gerar algum
tipo de lucro financeiro para si e sua família, já outros buscam outras formas
de vantagens: uma sociedade melhor, seres humanos mais justos e honestos. O
próprio pensamento científico só parece chamar a nossa atenção quando resulta
em algo útil para a humanidade. Já se viu muita gente perguntar, indignada,
pela necessidade de tanta pesquisa em torno da vida em outros planetas ou sobre
a origem do universo, justamente por acreditar que tais investigações não
melhorariam as nossas vidas. Se levarmos a questão adiante, muitos estudos
mostram que o interesse das pessoas pela religião hoje em dia está mais ligado
à busca do bem-estar pessoal e de uma vida terrena mais tranquila do que um
amor incondicional a um Ser Supremo.
Deveria
também a filosofia se render às exigências do nosso tempo e mostrar-se útil
neste aspecto? Mas não faz sentido dizer que a filosofia deva se reduzir a um
tipo de pensamento; ela busca por uma definição sistemática e coerente de
pensamento humano. Não poderia então a filosofia ao menos apresentar-se como um
conjunto de definições no qual se possam extrair preceitos de vida? Ainda que
uma das áreas da filosofia – a filosofia prática – tenha como tema investigar os
princípios abstratos sobre os quais se funda o comportamento humano e a
formação e associação de indivíduos em comunidade, tais princípios dificilmente
seriam aplicados na vida prática de modo eficaz e qualquer tentativa desta
natureza pode nos levar a sérios desvios e má interpretação dos princípios
filosóficos. Não nos esqueçamos o quanto antissemitas julgaram estar utilizando
fundamentos da filosofia de Nietzsche e ditadores socialistas a filosofia de
Marx!
Ainda
assim, parece razoável julgar que a filosofia pode e deve ser usada para nos
ajudar a desembaraçar questões da vida prática, detectar e denunciar falácias
nos discursos da vida comum, encontrar coerência nos sistemas políticos ao qual
pertencemos, buscar dirigir nossas decisões dentro de uma teoria de
comportamento moral. Mas sejamos prudentes e cuidadosos! A rigor, a ética e a
filosofia política nos fornecem princípios abstratos e metafísicos referentes
ao modo como as pessoas e sociedades se organizam ou deveriam se organizar.
Entender o seu funcionamento no cotidiano é tema próprio das ciências sociais e
políticas. A filosofia mais propriamente busca por um sistema político ideal,
anseia por uma explicação de como pensam e se organizam os indivíduos ao nosso
redor, problematiza as soluções filosóficas apresentadas pelos clássicos, nunca
de um ponto de vista de como as coisas acontecem na realidade, mas sim
verificando se seus princípios são coerentes, se suas conclusões se seguem
logicamente de suas premissas, se as bases ou pontos de partida do seu sistema
são válidos ou plausíveis. Este pequeno ensaio, embora longe de adotar o rigor
exigido de um texto filosófico, deverá também ser encarado de modo crítico
pelos seus leitores, mesmo não recorrendo a fatos, apenas a ideias.
Francisco de Goya, Si resucitará?, Desastres de la guerra, 1814/1815
fonte: Museo Nacional del Prado / https://www.goyaenelprado.es/inicio/
fonte: Museo Nacional del Prado / https://www.goyaenelprado.es/inicio/
Pode-se
dizer que a filosofia, ainda que seja uma criação humana, não surgiu
propriamente para atender aos interesses de determinados homens ou de uma
época; talvez nem mesmo da humanidade. Filosofia é a busca pela verdade, e
verdade não responde aos anseios de um contexto histórico apenas, nem
necessariamente precisa agradar a nossos interesses particulares. Ainda que o
acesso à verdade pudesse gerar em nós angústia e desconforto, nem por isso
deixaríamos de procurá-la, sob pena de extinção da própria filosofia.
Seja
como for, a filosofia em si e o uso que podemos fazer dela talvez não andem de
modo tão separados e independentes um do outro. Vejamos. Se procuro pela
verdade, mais faço uso do meu intelecto e mais preparado estarei para enfrentar
os desafios da vida. Quanto mais me debruço na busca pelo saber, mais apto me
torno para analisar perspectivas políticas e sociais vigentes, e mais
habilitado, consequentemente, estarei para refletir sobre a minha própria
situação dentro do espaço em que vivo. Longe de me dar mecanismos e ferramentas
para transformação pessoal e social, lugar hoje ocupado pelas ciências humanas,
a filosofia e o uso puro da razão, ao elevarem a minha atenção a questões que
se encontram para além de nossas preocupações cotidianas, são os únicos
instrumentos que podem me capacitar na elaboração de raciocínios ordenados,
rigorosos, colocando-me em harmonia com as reflexões mais sutis e abstratas da
humanidade e me unir mais estreitamente aos pensamentos mais brilhantes da
história. Se há alguma coisa a ser extraída do bom uso da razão é tão somente a
própria habilidade e competência de bem raciocinar, que pode naturalmente ser
utilizada para outros fins. Mas é preciso paciência e maturidade! Buscar a
utilidade imediata nas coisas só me trará frustração; já o uso desinteressado
da razão na procura pela verdade poderá me tornar mais hábil a raciocinar sobre
os temas da vida comum.
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